« Voltar ao blog

As perguntas da entrevista de Emprego online afastam os seus candidatos do processo de recrutamento ?

Mesmo em entrevistas online, o que motiva os entrevistadores a fazer perguntas obsoletas e previsíveis, como: "Onde quer estar daqui a 5 anos? Considera que este tipo de perguntas são realmente eficazes para identificar e atrair talentos?
3 min. leitura

A maioria das pessoas concorda que as entrevistas de Emprego podem ser pesadelos para candidatos confiantes que desejam impressionar um possível empregador. Como entrevistador, você deseja encontrar a pessoa certa para ocupar a posição na sua empresa e deseja também causar uma boa impressão ao seu candidato e uma experiência negativa na fase de entrevistas pode desanimar as pessoas. 

Muitos entrevistadores ainda recorrem a manuais e guiões pouco ineficazes de perguntas de entrevista que muitos candidatos consideram irritantes e repetitivas. Isso não apenas deixa as pessoas desconfortáveis como também pode causar uma má impressão da cultura de trabalho de uma empresa e alguns candidatos podem perder o interesse e desistir completamente do processo de contratação.

O que motiva os entrevistadores a fazer perguntas obsoletas e previsíveis? Estas perguntas são realmente maneiras eficazes de identificar e atrair talentos ou conseguem afastar os melhores candidatos?

Quando os entrevistadores ainda não têm uma ideia clara de como gerir um processo de entrevistas eficaz, faz sentido que eles recorram a um "manual do entrevistador" com perguntas do tipo "Qual é a sua maior fraqueza?" ou “Porque devemos contratá-lo?” Mas, geralmente, o problema é que estes tipos de perguntas não lhe conseguem dar as informações e respostas que os entrevistadores procuram para conseguir fechar a vaga. 

Ainda que, superficialmente, pareça lógico fazer uma pergunta direta, se você fizer perguntas previsíveis, o resultado será respostas com script que podem tornar a decisão de contratação ainda pior. É normal fazer perguntas sobre as qualidades profissionais, experiência e ambições das pessoas, é claro. 

Isso é necessário para saber se um candidato é compatível com a função. Enquanto especialistas de recrutamento em vídeo consideramos que o segredo é ser sincero na comunicação que faz com os seus candidatos. 

A nossa Plataforma de Entrevistas em vídeo permite que os recrutadores definam as questões e que os candidatos respondam a estas mesmas questões em vídeo e isso não significa que não possa fazer perguntas mais difíceis e perspicazes ainda que de forma virtual procure conhecer o candidato e mostrar que você enquanto recrutador está a levar o processo de entrevistas preliminares a sério.


Por vezes, um entrevistador está tão ocupado com outras tarefas que não dedica atenção ás questões que quer fazer aos seus candidatos, mesmo virtualmente, e isso pode levar o candidato a perder o interesse e abandone o seu processo. Em vez de colocar as pessoas em uma posição difícil, é muito melhor ter uma abordagem mais construtiva durante o processo de entrevista virtual. 

Mude seu foco para perguntas sobre como eles superaram desafios ou sua experiência com resolução de conflitos, por exemplo.

As entrevistas virtuais não precisam ser necessariamente de confronto. Use perguntas criativas com desafios criativos como por exemplo: “tem um minuto para me vender esta caneta. Como faria?" 

Algumas perguntas como este podem parecer parvas, aleatórias ou irrelevantes, mas conseguem prender a atenção dos seus candidatos e testar as habilidades de pensamento criativo por exemplo. 

É muito importante pensar sobre o que você deseja alcançar com sua estratégia de entrevista. 

A Plataforma Live Jobs – Video Interview Software dá flexibilidade aos candidatos para responderem às perguntas da entrevista em qualquer lugar e é uma ótima maneira de substituir os entrevistas preliminares ao telefone, sem custos excessivos para a empresa. A nossa Plataforma é uma arma poderosa que ajuda você a inovar e reduzir em mais de 80% o erro das contratações.

Para mais informações e dicas sobre entrevistas em vídeo fale com a nossa equipa hoje mesmo: livejobs@livejobs.pt ou selecione um dos planos que mais se enquadra com as suas atuais necessidades de recrutamento. 


Author

Rui Parafita - CEO

Live Jobs - Video Interview Software®


Partilhe nas Redes Sociais

Entre em contacto connosco