« Voltar ao blog

Como a tecnologia pode melhorar os seus processos de recrutamento?

Muito se tem falado em tecnologia vs experiência do candidato e como estes temas têm sido uma constante que dominam as prioridades dos recrutadores, profissionais de marketing de recrutamento e especialistas em marca de empregador.
4 min. leitura

No novo normal os processos de recrutamento ocorrem preferencialmente de forma remota, o que aumenta a necessidade de comunicações baseadas em vídeo. No entanto, enquanto recrutador como garante que ainda pode convencer e surpreender positivamente seus candidatos? E criar uma experiência vencedora, mesmo que remota.

Mais de 3 anos é tempo suficiente para a plataforma Live Jobs – Video Interview Software apresentar alguns números sobre este tipo de tecnologia, que foi desenvolvida unicamente para criar uma experiência mais interativa a todos os seus utilizadores, quer sejam candidatos quer sejam recrutadores. Desde novembro de 2018 e com mais de 3500 entrevistas realizadas conseguimos nomear os principais pontos para que esta experiência seja um sucesso na sua empresa e principalmente para os seus candidatos. 


1. Mais e mais informação

"Como os candidatos geralmente reagem às entrevistas em vídeo?".

Esta é a pergunta mais comum das organizações que nos procuram quando pretendem incluir entrevistas em vídeo nos seus processos de recrutamento. O vídeo está a desenvolver-se rapidamente como idioma on-line padrão, mas as entrevistas em vídeo ainda não são o padrão nos processos de recrutamento das empresas.

Uma vez que as entrevistas são situações de algo stress para muitos candidatos, cabe aos recrutadores quando utilizam este tipo de tecnologia gerir a informação que é enviada aos candidatos. E aqui quanto mais informação melhor irá decorrer o processo de recrutamento virtual.

Os seus candidatos devem saber exatamente o que vai acontecer depois de terem enviado o seu cv para a sua empresa. Informe os candidatos em quais circunstâncias eles podem ser convidados para uma entrevista em vídeo.

Além de todas as informações, a página de suporte e chat da plataforma Live Jobs – Video Interview Software permitem que os candidatos tiram todas duvidas antes de iniciarem o processo.

| O que não fazer: Convidar candidatos para uma entrevista pré-gravada em vídeo do nada.

| O que fazer: Informe os seus candidatos sobre o processo e todas as dicas sobre entrevistas em vídeo que a nossa plataforma disponibiliza.


2. Fuja dos métodos de recrutamento e atração de candidatos mais tradicionais e seja destemido enquanto responsável de recrutamento

Um processo de recrutamento em vídeo pode não ser apenas novo para seus candidatos, mas também para a sua equipa de recrutamento ou para os seus colegas ou chefias de contratação. Isso significa que você enquanto responsável de recrutamento terá um papel determinante ao implementar um software de entrevistas como a plataforma Live Jobs – Video Interview Software

É preciso um esforço extra da sua equipa de recrutamento para criar uma experiência de candidato genuinamente surpreendente e envolvente. As suas chefias e responsáveis de contratação devem estar igualmente envolvidos desde o primeiro momento do processo. 

Os responsáveis de departamento e recrutadores podem envolver-se na criação e colocação de perguntas especificas, antes de perderem tempo com uma primeira entrevista presencial com candidatos que possam ser inadequados. Com as entrevistas em vídeo recrutadores e os responsáveis de departamento podem avaliar e comentar as entrevistas e as respostas dadas pelos seus candidatos ganhando com isso sobretudo uma maior rapidez no processo de triagem. 

Então, porque não divulgar a sua oferta num vídeo com toda a sua equipa? Os tradicionais textos escritos são muitas vezes mal interpretados pelos candidatos e um vídeo de alguns segundos vai prender 50 vezes mais a atenção dos seus candidatos. 

| O que não fazer: Escolher o caminho mais fácil. Ou seja, enviar para os seus candidatos apenas a descrição da função e o guia passo a passo para completar o seu processo de vídeo entrevista. 

| O que fazer: Grave um vídeo sobre a sua empresa e sobre a vaga que está a recrutar e carregue o mesmo na plataforma Live Jobs – Video Interview Software. Envolva os seus candidatos e diga-lhes em vídeo o quanto pode ser interessante trabalhar na sua empresa. 

A equipa de recrutamento e outros departamentos devem trabalhar juntos para obter e contratar os candidatos certos de forma célere e dinâmica.


Vamos a números…

-   Cerca de 88% dos recrutadores contactados pela nossa equipa dizem que terem uma ferramenta que permita convidar os seus candidatos para responderem a algumas questões chave por vídeo, antes de uma primeira entrevista presencial / virtual permite uma "melhor avaliação do candidato"; 

90% considera que adicionar o responsável de departamento ao processo de triagem torna o processo ainda mais rápido e transparente; 

98% dos recrutadores entrevistados afirmaram que a entrevista em vídeo teve um impacto positivo na sua própria função. 

A tecnologia de entrevista de vídeo também pode fornecer uma experiência mais envolvente para os seus candidatos. As entrevistas pré-gravadas em vídeo da Plataforma Live Jobs – Video Interview Software ajudam as empresas a anunciar e melhorar a diversidade da sua força de trabalho e fornecem experiências que farão com que todos os candidatos sintam que foram tratados de forma justa ao mesmo tempo que contribuem para o meio ambiente. 

Para mais informações e dicas sobre entrevistas em vídeo marque sem qualquer compromisso uma demonstração da nossa Plataforma: livejobs@livejobs.pt ou selecione um dos planos que mais se enquadra com as suas atuais necessidades de recrutamento sem mensalidades, contratos ou fee´s! Use os créditos disponíveis e todas as funcionalidades da nossa Plataforma como bem entender durante o tempo que quiser.


Author

    Rui Parafita - CEO

    Live Jobs - Video Interview Software ®


    Partilhe nas Redes Sociais

    Entre em contacto connosco