« Voltar ao blog

O que é uma entrevista assíncrona em vídeo e como pode ser utilizado no recrutamento?

O vídeo está na moda, então vamos utilizá-lo no recrutamento. As entrevistas assíncronas ajustam-se aos horários dos candidatos, é uma ótima maneira de proporcionar aos seus candidatos uma melhor experiência de recrutamento, sem interferir com a sua vida pessoal e profissional.
4 min. leitura

O trabalho assíncrono ganhou destaque em 2020, quando a maioria das equipas começou a trabalhar remotamente devido à Covid-19. O trabalho remoto estimulou e permitiu que as organizações passarem a contratar pessoas em várias geografias, já que a barreira da necessidade de estar “no escritório” a 100% passou a não existir.

Com equipas a trabalhar em diversas localidades e Países, o recrutamento por vídeo assíncrono tornou-se uma metodologia popular entre recrutadores e candidatos. Ainda que muitas equipas de recrutamento mantenham a sua comunicação síncrona: chamadas, vídeo chamadas, reuniões presenciais e Zoom/Teams, a comunicação assíncrona entre candidatos e recrutadores têm ganho cada vez mais destaque.


Então, o que é que é isto das vídeo entrevistas assíncronas?

Assim como o trabalho assíncrono, o vídeo assíncrono concentra-se na comunicação por meio de vídeo sem existir uma resposta imediata.

As vídeo entrevistas assíncronas permitem que os recrutadores convidem os seus candidatos, independentemente da sua localização geográfica, para responder a todas questões chave de recrutamento através de vídeo utilizando plataformas ou um software com a Live Jobs – Video Interview Software, sem a pressão adicional que pode surgir com dificuldades de agendamento ou pressão para atender uma chamada.

Quais são os benefícios?

O mercado de recrutamento está saturado de pessoas que se tentam destacar, e todos sabemos que os recrutadores podem ficar cansados quando são inundados com mais de 50 mensagens ou cv´s por semana de candidatos com cv´s pouco atrativos.  A vantagem de usar uma plataforma de vídeo assíncrono é que o seu cv passa para segundo plano!

Enquanto candidato terá de responder em vídeo a qualquer hora e em qualquer lugar a todas as questões previamente definidas pelos recrutadores. Isto dá a mesma oportunidade a candidatos para se destacarem no primeiro momento, independentemente da sua nacionalidade, cor, etnia, religião, orientação sexual ou cv. Os candidatos querem trabalhar com um recrutador que encontre as melhores oportunidades para eles, sem os fazer perder tempo numa primeira fase, e as vídeo entrevistas assíncronas da plataforma Live Jobs – Video Interview Software são um excelente instrumento para tornar os processos de recrutamento mais céleres, divertidos e transparentes.


As entrevistas assíncronas ajustam-se aos horários dos candidatos, é uma ótima maneira de proporcionar aos seus candidatos uma melhor experiência de recrutamento, sem interferir com a sua vida pessoal e profissional.

Vamos supor que o recrutador trabalha cerca de 40 horas por semana. Isso equivale a cerca de 63% do tempo ao telefone por semana. Em regra, os recrutadores passam em média 25 horas por semana ao telefone, apenas para fazer uma primeira triagem de candidatos sem nunca ver a sua cara, expressões ou motivações para o cargo que os recrutadores possam estar a apresentar. 

A Plataforma Live Jobs – Video Interview Software o seu sistema de entrevistas assíncronas permite que os recrutadores possam facilmente economizar mais de 5 a 10 horas por semana no telefone!

Em regra, um recrutador perde cerca de 2 minutos a analisar um cv, mas um vídeo de 2 minutos dos seus candidatos prende a atenção 20 x mais dos recrutadores.  


Plataformas tecnológicas como a Live Jobs – Video Interview Software não têm a finalidade de substituir a parte humana e fundamental dos processos de recrutamento, apenas facilitam os processos de recrutamento para candidatos e responsáveis de recrutamento. Por vários fatores, nem sempre é possível falar com seus candidatos por telefone - especialmente se eles estiverem ocupados ou estiverem em outras geografias.

Enviar um convite para os seus candidatos para realizar uma entrevista assíncrona permite que os candidatos tenham tempo para se preparar e você não precisa de sacrificar outras tarefas por falta de disponibilidade dos seus candidatos para reunirem consigo num primeiro momento.

A Plataforma Live Jobs – Video Interview Software permite também que os recrutadores adicionem um vídeo de recrutamento sobre a vaga que estão a recrutar ou sobre a sua empresa e isso prende a atenção dos candidatos. Esta é uma maneira rápida, mas incrivelmente eficaz de gerar interesse dos seus candidatos e, ao mesmo tempo, economizar tempo.


Fale hoje mesmo com um de nossos especialistas em recrutamento por vídeo!

https://livejobs.pt/pt/contactos

Para mais informações e dicas sobre entrevistas em vídeo marque sem qualquer compromisso uma demonstração da nossa Plataforma: livejobs@livejobs.pt ou selecione um dos planos que mais se enquadra com as suas atuais necessidades de recrutamento sem mensalidades, contratos ou fee´s! Use os créditos disponíveis e todas as funcionalidades da nossa Plataforma como bem entender durante o tempo que quiser.


Author

Rui Parafita - CEO

Live Jobs - Video Interview Software ®


Partilhe nas Redes Sociais

Entre em contacto connosco