« Voltar ao blog

O que os novos candidatos exigem das empresas que estão a recrutar ?

Nos dia de hoje os candidatos passam a exigir cada vez mais uma maior diversidade nos processos de recrutamento.
2 min. leitura

Dar uma melhor experiência e a envolvência ao candidato tem sido a prioridade dos departamentos de Recursos Humanos em 2019 não só em Portugal, mas em tudo o Mundo também. Nos dia de hoje os candidatos passam a exigir cada vez mais uma maior diversidade nos processos de recrutamento.

Pesquisas demonstram que os atuais líderes das Empresas estão sob pressão para aumentar a diversidade na contratação. Nunca houve um momento tão crítico para implementar novas estratégias de recrutamento de diversidade e as tecnologias ganham a cada dia mais destaque.

As plataformas de pré-entrevistas por video por exemplo estão classificadas como um dos cinco principais investimentos em tecnologia que as empresas realizam para atrair, mais rapidamente, as novas gerações de candidatos. De acordo com as pesquisas realizas as organizações do futuro pretendem diversificar os quadros das suas Empresas tem termos de raça e género. 

Mas isso não é tudo. 

Os líderes e recrutadores dizem que as organizações também estão interessadas em atrair a geração do milénio (dos 22 a 37 anos) que cada vez mais está a trazer uma nova definição de diversidade no local de trabalho

Esta geração, é 35% mais propensa a concentrar-se em experiências únicas do que as gerações mais velhas a se concentrar em ideias, opiniões e pensamentos diferentes. Como a maior geração na força de trabalho é digitalmente mais sofisticada e os Millennials trazem na bagagem a ideia de mudar as coisas e na verdade estão cada vez mais a ocupar ligares de destaque nas Empresas atuais.

Hoje em dia os candidatos esperam uma experiência de recrutamento mais interativa, digital e dinâmica, que não os faça perder muito tempo na hora de recrutar e os Gestores mais antigos vão ter de mudar a sua maneira de pensar e recuperar o atraso para que a sua Empresa não deixe de ser competitiva. 

Onde a tecnologia pode elevar os resultados na diversidade nos processos de recrutamento? 

Temas com o preconceito, muitas vezes inconsciente se insinua na contratação na forma dos julgamentos rápidos que todos fazemos, que são influenciados pelo nosso ambiente, cultura, experiências pessoais e história. Eles fazem parte do nosso cérebro e influenciam a nossa tomada de decisão sem que nos percebamos. Outros tipos de preconceito também podem limitar o sucesso da diversidade recrutamento.

Plataformas como Live Jobs – Video Interview Software, foram desenvolvidas para criar uma maior experiência ao todos os seus utilizadores e reduzir questões como: 

O tempo que se perde a fazer triagem curricular; 

Eliminar preconceitos, à medida que os recrutadores constroem seu pool de candidatos o processo é transparente e igual para todos os candidatos, independentemente da sua raça ou género.

Para mais informações e dicas sobre entrevistas em vídeo fale com a nossa equipa hoje mesmo: livejobs@livejobs.pt 


Author

Mariana Franco

Costumer Service Specialist I Recruiter Manager at Live Jobs - Video Interview Software


Partilhe nas Redes Sociais

Entre em contacto connosco