« Voltar ao blog

O que precisa considerar ao escolher um software de recrutamento por vídeo?

Um software de recrutamento por vídeo reduz o tempo e o custo de contratação até 70%! A escolha de uma Plataforma de recrutamento por vídeo deve garantir uma boa experiência ao candidato sem comprometer a segurança dos dados e com a garantia do comprimento legal do RGPD e suporte aos recrutadores.
5 min. leitura

O ano de 2020 provou para muitas empresas que a comunicação por vídeo terá um papel vitalizador nos próximos anos. Os fornecedores de software de recrutamento por vídeo, e a Plataforma Live Jobs – Video Interview Software não foi exceção, tiveram uma enorme procura e crescimento um pouco por todo o mundo. 

Muitos departamentos de HR estão cada vez mais a apostar no vídeo como ferramenta de comunicação com os seus candidatos. A escolha certa da plataforma de recrutamento por vídeo é crucial para garantir uma boa experiência do candidato, suporte de primeira classe aos candidatos e recrutadores e a mais alta segurança de na proteção de dados.

O que exatamente é um software de recrutamento por vídeo?

Hoje em dia, um software de recrutamento por vídeo é um dos mais importantes motores de eficiência no recrutamento. A maioria das empresas vê este tipo de tecnologia como uma forte marca de empregador "obrigatória" na competição pelos melhores talentos no mercado.

O campo de recrutamento por vídeo compreende 2 áreas principais e destintas:

Entrevistas pré-gravadas em vídeo:

A maioria das Plataformas, assim como a Live Jobs – Video Interview Software, permite que os recrutadores possam enviar convites aos candidatos para responderem a algumas questões predefinidas no sistema em vídeo facilitando o processo de triagem e eliminando as primeiras entrevistas.

Os candidatos têm uma maior flexibilidade para responder a uma oferta de Emprego sem necessidade de se conciliar agendas e os recrutadores conseguem receber mais informações dos seus candidatos numa primeira fase do processo num menor espaço de tempo.

Em média:

-   Os candidatos demoram menos de 10 minutos a completar um processo na nossa Plataforma;

-   Os recrutadores conseguem fazer uma triagem 500% mais rápida, transparente e eficiente.


Entrevistas por conference call: 

A Plataforma Live Jobs – Video Interview Software  disponibiliza a todos os seus utilizadores um sistema de vídeo entrevista ao vivo (semelhante ao Teams, Skype ou Zoom). Entreviste os seus candidatos, não importa onde eles estejam.

A nossa Plataforma permite que faça as suas entrevistas em tempo real e a todos os seus candidatos.

Sem sair do backoffice da Plataforma agende e programe uma data e hora para conhecer os seus candidatos, adicione os colegas de equipa para participarem na vídeo conferência com os candidatos e torne ainda mais dinâmicos e digitais os seus processos de contratação.

Adicionalmente a Plataforma Live Jobs – Video Interview Software permite que os recrutadores possam divulgar as suas ofertas de Emprego e receber as respostas dos seus candidatos em vídeo usando a nossa Plataforma e o nosso software consegue fornecer dados reais e análise aos recrutadores, e em tempo real os recrutadores têm acesso a relatórios dos perfis e de toda atividade de vídeo entrevista. (ler)



Quais são as reais vantagens de usar um software de recrutamento de vídeo?

Tempo de contratação significativamente mais curto: Por exemplo o nosso software de recrutamento por vídeo comprovadamente reduz o tempo de contratação e o custo de contratação até 70%. Substituindo algumas etapas do processo como por exemplo as entrevistas de triagem por telefone; 

Entrevistas de emprego de altíssima qualidade: Enquanto recrutador verá significativamente mais candidatos num menor tempo e terá mais informações dos seus candidatos desde o primeiro momento;  

Maior admiração por parte dos seus candidatos: Cada vez mais candidatos valorização a experiência de recrutamento. Por exemplo a Plataforma Live Jobs – Video Interview Software permite que os recrutadores possam divulgar as suas ofertas de Emprego por vídeo e comunicar por vídeo com os seus candidatos. 

Dar aos seus candidatos uma melhor experiência de contratação permite que os mesmos olhem para a sua empresa como uma marca inovadora;

Melhor colaboração, envolvimento e decisão por parte das equipas e chefias: Envolva as suas chefias e equipas no processo de vídeo entrevistas desde o primeiro momento. Ao contrário dos sistemas tradicionais, a Plataforma Live Jobs – Video Interview Software permite que os recrutadores envolvam as chefias e colegas (separadas por processo) desde o primeiro momento tornando os processos mais céleres e responsáveis; 

Experiência do Candidato: Este é provavelmente o elemento mais importante na escolha do parceiro certo. A competição para encontrar os melhores talentos não para de crescer. 

Portanto, as empresas não podem perder um candidato devido a uma má experiência de recrutamento, toda a experiência do candidato refletirá a abordagem e imagem da sua empresa e da sua em particular enquanto recrutador. 


A flexibilidade também é muito importante para uma boa experiência do candidato. Dar aos seus candidatos a liberdade de responderem a uma oferta de Emprego por vídeo por exemplo usando um telefone e nossa APP´s torna o processo ainda mais interativo e dinâmico; 

Suporte ao cliente (candidatos e recrutadores): Não importa o quão boa seja uma plataforma de entrevistas em vídeo se não existir uma equipa dedicada a 100% disponível para resolver eventuais problemas que possam surgir.

No caso da Plataforma Live Jobs – Video Interview Software disponibilizamos uma equipa 24/7 de consultores e programadores (online ou telefonicamente) para que nada falhe quer na hora de se apresentar ao recrutador ou então enquanto recrutador caso venha a surgir algum problema técnico. 

É exatamente por isso que é importante considerar! É crucial que seus candidatos, bem como sua equipe de recrutamento, recebam ajuda nos primeiros minutos - de preferência pessoalmente e não por meio de um chat Bot ou de um FAQ.

Em conclusão, é importante salientar que uma Plataforma de entrevistas em vídeo deve ajudar a sua equipa de recrutamento a identificar os principais candidatos o mais rápido possível e facilitar o seu dia-a-dia enquanto profissional de recrutamento. Certifique-se que tem um sistema abrangente e que garanta toda a proteção dos dados seus candidatos. 


A Plataforma Live Jobs – Video Interview Software garante esse compromisso através da conformidade legal da proteção de dados e RGPD

Para mais informações e dicas sobre entrevistas em vídeo marque sem qualquer compromisso uma demonstração da nossa Plataforma: livejobs@livejobs.pt ou selecione um dos planos que mais se enquadra com as suas atuais necessidades de recrutamento sem mensalidades, contratos ou fee´s! Use os créditos disponíveis e todas as funcionalidades da nossa Plataforma como bem entender durante o tempo que quiser.


Author

    Rui Parafita - CEO

    Live Jobs - Video Interview Software ®


    Partilhe nas Redes Sociais

    Entre em contacto connosco