« Voltar ao blog

Os Robôs podem vir a ser os novos recrutadores?

Ao longo dos últimos anos temos acompanhado o crescente avanço de Plataformas e app´s que facilitam o doloroso e dispendioso processo de triagem, desde o Tinder do recrutamento, Montage Talent, Hire View, Deepsense, Sparkhire, Tengai entre outros que têm vindo a conquistar cada vez mais ceo´s.
2 min. leitura

Acreditamos que receber um vídeo do candidato em LIVE em que o mesmo possa responder a algumas questões definidas pelo cliente possa ser muito mais valioso do que receber apenas os tradicionais e muitas vezes defeituosos cv´s.

Ao mesmo tempo que o processo de triagem dos candidatos deve ser eficaz e divertida tanto para o candidato como para o recrutador, mas até que ponto os Robôs podem vir a ser os novos recrutadores ?  

Hoje em dia palavrões como "Inteligência Artificial" começam a fazer parte do nosso quotidiano em diversas áreas da actividade económica, mas será que o factor humano poderá começar a ficar ultrapassado nos processos de atracção de candidatos ? Nós defendemos que não, mas ter um software simples e intuitivo que possa ajudar no processo de triagem como a Plataforma Live Jobs - Video Interview Software são cada vez mais bem-vindos ao ecran dos recrutadores de todas as empresas, visto que e a tecnologia vídeo já faz parte da nossa rotina diária quer na forma como as empresas estão a comunicar com o seu publico, quer nas entrevistas diárias que fazemos no Skype, post´s nas redes sociais etc.

Sem duvida o vídeo veio para ficar e não pode ser visto como uma barreira na hora do candidato mostrar o que vale no momento em que começa a gravar a sua entrevista.


Não podemos virar as costas a uma entrevista presencial nem ao aperto de mão ao candidato, nem é esse o objectivo da nossa Plataforma. Não se pode perder o contacto pessoal com os candidatos só porque temos a tecnologia disponível.

A tecnologia facilita, mas não resolve pelo menos por enquanto. Nesta fase ainda preciso "educar" os candidatos e nós enquanto pioneiros desta tecnologia em Portugal temos esta consciência. 

Os candidatos cada vez mais têm de assumir um verdadeiro compromisso com a empresa, com os recrutadores e com a oportunidade profissional que estão a concorrer, também aqui a nossa plataforma limita a uma entrevista video por oportunidade profissional.


Enviar o seu cv para todo o lado como se quantidade fosse sinónimo de probabilidade tem de ser uma coisa do passado.

Em Setembro de 2018 pelo Wall Street Journal a empresa #HireView mostra como "Inteligência Artificial" já está bem presente nos processos de recrutamento.

https://www.wsj.com/articles/artificial-intelligence-the-robots-are-now-hiring-moving-upstream-1537435820

Outro artigo relacionado: 

https://www.wvxu.org/post/next-hiring-manager-you-meet-could-soon-be-robot#stream/0 


Author

Rui Parafita

CEO


Partilhe nas Redes Sociais

Entre em contacto connosco