« Voltar ao blog

A minha experiência enquanto candidata

Nunca registei o tempo que perdi em deslocar-me para realizar uma primeira entrevista e nem os gastos associados. Se me dissessem que eu só iria conhecer a minha equipa e a minha direcção no primeiro dia de trabalho era algo que só fazia sentido em filmes.
2 min. leitura

Sou uma profissional com mais de 17 anos de experiência, já passei por alguns processos de recrutamento, nunca registei o tempo que perdi em deslocar-me para realizar uma primeira entrevista e nem os gastos associados. Se me dissessem que eu só iria conhecer a minha equipa e a minha direcção no primeiro dia de trabalho era algo que só fazia sentido em filmes.

No dia 18 de Maio recebi um e-mail / convite para dar seguimento a uma candidatura que fiz numa empresa. No e-mail vinha:

1. Uma mensagem do recrutador a explicar que este procedimento fazia parte do processo de triagem

2. Logótipo da empresa 

3. Guia passo a passo

4. Link com o acesso ao sistema

Tudo isto despertou a minha curiosidade, mas ao mesmo tempo o medo do desconhecido. Afinal o que era isto das entrevistas por vídeo ?

Fiz algumas pesquisas, falei com algumas pessoas e abri o guia passo a passo que vinha no e-mail e na verdade tudo me pareceu muito simples. Nesse mesmo dia, depois de deitar os miúdos, iniciei o processo.












Tudo começou por um simples registo na Plataforma, dei uma vista de olhos no tema da protecção de dados e RGPD e tudo estava conforme. Depois bastou clicar no Link que vinha no email, seguir 1 ou 2 os passos e passei para a parte mais prática do processo.

O sistema colocou 4 questões por escrito, uma a uma, e que eu teria de responder por vídeo, até aqui nada de muito diferente de uma entrevista tradicional (só não estava em frente a mim um recrutador de forma física ou virtual). Fui respondendo a casa questão e ao fim de 3 minutos conclui o processo


No dia seguinte pela manhã recebi um e-mail da Plataforma com um feedback personalizado por parte da empresa, felizmente positivo. Depois disto não sabia muito bem o que me esperava, quais eram as fases seguintes, mas rapidamente percebi que este tipo de Plataformas eram sem dúvida uma aposta na área do recrutamento e podia perder-me aqui com mil argumentos.

Quanto a mim senti que era muito mais do que um simples processo, era muito mais do que um simples envio de cv, senti que podia dizer muito mais sobre mim numa primeira fase do processo e ter a liberdade de responder e dar seguimento a uma oferta de emprego depois das 23:00h.   

Se o futuro do recrutamento tem tudo a ver com vídeo e com este tipo de sistemas ?

Pensando na minha experiência, digo que sim. No passado dia 2 de Junho e após ter feito mais 2 entrevistas, também virtuais, com os responsáveis da empresa iniciei funções na empresa.

Esta é a minha experiência que fiz questão de querer partilhar que Fui contratada pela Plataforma Live Jobs – Video Interview Software.


Partilhe nas Redes Sociais

Entre em contacto connosco