« Voltar ao blog

Como as entrevistas em Vídeo podem reduzir a discriminação?

Nas entrevistas em vídeo, todos os candidatos têm acesso às mesmas perguntas na mesma ordem. Dessa forma, a sua empresa oferece a todos os seus candidatos a mesma oportunidade de se mostrar e garantir uma avaliação objectiva de suas respostas.
2 min. leitura

Uma das perguntas mais frequentes que nos fazem é: As entrevistas vídeo aumentam a discriminação? Algumas pessoas podem responder "Sim" porque as entrevistas em vídeo revelam informações confidenciais dos candidatos. 

No entanto a nossa resposta é muito contrária – “Não”, As entrevistas em vídeo não aumentam o risco de discriminação, na verdade ajudam a evitar a discriminação durante todo o processo de recrutamento. 

Não se esqueça que:

As entrevistas em vídeo fornecem mais consistência

Nas entrevistas por telefone, ou até nas entrevistas presenciais o recrutador decide o que perguntar e como interpretar as respostas à medida que a entrevista avança. O recrutador pode involuntariamente fazer perguntas importantes que podem afectar a decisão final, o que aumenta o risco de discriminação e dificulta a avaliação justa dos candidatos.

Nas entrevistas em vídeo, todos os candidatos têm acesso às mesmas perguntas na mesma ordem. Dessa forma, a sua empresa oferece a todos os seus candidatos a mesma oportunidade de se mostrar e garantir uma avaliação objectiva de suas respostas.


As entrevistas em vídeo fornecem mais transparência durante todo o processo 

Quando ocorre uma entrevista entre duas pessoas de porta fechada, é impossível saber o que elas discutiram e se houve ou não discriminação. Porém, no caso de entrevistas em vídeo, temos tudo armazenado e arquivado na nossa Plataforma como prova do que foi dito, e os responsáveis pela decisão podem e devem usar os vídeos para se apoiar nas decisões de contratação, juntamente com seus comentários e classificações, e se necessário poderem contestar as decisões ao longo do processo.

As entrevistas em vídeo removem barreiras geográficas

Muitas vezes, bons candidatos podem recusar participarem num processo de recrutamento por estarem longe e devido a essa distância geográfica, as organizações podem perder talentos qualificados de outras cidades e países. A Plataforma Live Jobs – Vídeo Interview Software através da sua ferramenta #CVTRACKING permite convidar todos os candidatos, de igual forma, a responder a algumas questões mesmo estando longe. 

O uso de entrevistas em vídeo torna possível “encontrar candidatos” onde quer que eles estejam, sem discriminá-los com base na sua localização.

As entrevistas em vídeo dão a todos os candidatos a chance de falarem mais sobre si mesmos

Nas entrevistas em vídeo, todos os candidatos têm a mesma oportunidade de impressionar os recrutadores e falar mais sobre si mesmos. 

E finalmente…

Uma entrevista em vídeo é um método de recrutamento poderoso que pode reduzir a discriminação na contratação. Para tirar o máximo proveito das entrevistas em vídeo, os recrutadores precisam de pensar cuidadosamente sobre o que desejam perguntar aos seus candidatos e o que pretendem avaliar de forma que o processo seja o mais transparente possível. 

Para mais informações e dicas sobre entrevistas em vídeo fale com a nossa equipa hoje mesmo: livejobs@livejobs.pt 


Author

Mariana Franco

Costumer Service Specialist I Recruiter Manager at Live Jobs - Video Interview Software


Partilhe nas Redes Sociais

Entre em contacto connosco