« Voltar ao blog

Como os sistemas de entrevistas pré-gravadas em vídeo estão a mudar o panorama do recrutamento?

Os recrutadores precisam de mais informação no primeiro momento. Características como confiabilidade, ética de trabalho ou auto motivação não vêm no cv ou estão no Linkedin. Enquanto recrutador consegue identificar todas características olhando apenas para um currículo?
5 min. leitura

Muitos especialistas em tecnologia já falam na "terceira revolução industrial", pois já testemunhamos a chegada da IA a quase todos os sectores de atividade. 

Diante de tamanha mudança, é natural que o setor de recrutamento também evolua. Enquanto especialistas em recrutamento por vídeo, sabemos que substituir um cv por um vídeo ainda é um processo estranho e muitos candidatos consideram que realizar uma vídeo entrevista na nossa plataforma pode ser uma dor de cabeça. 

Da mesma forma, muitos recrutadores ainda estão apegados os tracionais processos de recrutamento em que muitos ainda tomam a primeira decisão de eliminar ou aprovar um candidato apenas na base do seu cv ou Linkedin.  

Segundo as estatísticas , os métodos tradicionais de contratação levam em média 45 dias para contratar uma nova posição, prazo totalmente inviável no mundo acelerado de recrutamento de hoje. Os sistemas de entrevistas pré-gravadas em vídeo ou entrevistas em vídeo assíncronas tem sido um dos maiores avanços no recrutamento nos últimos anos.

Plataformas como a Live Jobs – Video Interview Software conseguem revolucionar a tecnologia de recrutamento e a forma como candidatos passaram a comunicar com os seus recrutadores numa primeira fase do processo. 

Diz-se que nunca devemos julgar um livro pela capa. Na maioria dos processos de recrutamento tradicionais, o currículo ainda é rei. As pessoas são mais do que currículos em papel e cartas de apresentação e é por isso que a Plataforma Live Jobs – Video Interview Software tem a missão de conectar candidatos e empregadores com vários formatos de entrevista em vídeo. 

É aqui que entra o poder da entrevista em vídeo:

1. Habilidades e experiências superam educação e títulos

Examinar dezenas de currículos costumava ser uma tarefa fácil, pois os recrutadores procuravam apenas no cv grandes títulos e feitos dos candidatos. Esta regra não se aplica mais.

Apenas por um currículo ou Linkedin, é difícil, se não impossível, conhecer a pessoa por trás dele. As empresas hoje também procuram outras características como confiabilidade, forte ética de trabalho, auto motivação, espírito de equipe e uma atitude positiva. 

Enquanto recrutador consegue identificar todas características apenas olhando para um currículo?

A Plataforma de vídeo de recrutamento Live Jobs – Video Interview Software resolve esse problema. Quando um recrutador inicia um processo de recrutamento na nossa Plataforma o facto de conseguir definir as questões que vai querer ver respondidas em vídeo pelos seus candidatos permite ter numa primeira fase muito mais informação do que é dada num simples cv. 

2. Economiza tempo e recursos

De acordo com um relatório da MRINetwork, 56% dos recrutadores acreditam que os longos processos de contratação os impedem de contratar mais e melhor. Pense em quanto é necessário para filtrar os currículos, depois conduzir entrevistas por telefone e por fim entrevistas pessoais também? 

As entrevistas em vídeo unidirecionais podem acelerar significativamente as coisas. A Plataforma Live Jobs – Video Interview Software fornece uma análise profunda de entrevistas em vídeo para ajudar a selecionar talentos, estruturar perguntas e entrar em contato com candidatos.

As entrevistas em vídeo bidirecionais eliminam ainda mais os custos financeiros associados aos processos. Não há mais necessidade de viajar para se conhecer um candidato.

Recrutadores e responsáveis de contratação podem estar separados por milhares de km´s e fazer a suas avaliações mediante as respostas que foram dadas em vídeo pelos seus candidatos. 


3. Uma vantagem competitiva para os empregadores

Já é hora de os empregadores perceberem que a guerra por talentos está mais feroz do que nunca. Existem muitas empresas que a competir por uma pool limitada de talentos altamente qualificados e que ainda não sabem como as entrevistas em vídeo podem fazer a diferença no primeiro momento da abordagem ao candidato. 

O processo de venda agora ocorre nos dois sentidos. Não é apenas o candidato que deve impressionar, a empresa precisa ser igualmente atraente para os funcionários.

De acordo com 80-90% dos talentos, a experiência da entrevista pode realmente fazê-los mudar de ideia sobre uma empresa ou um emprego. Uma entrevista em vídeo é realmente útil aqui, para criar uma experiência de recrutamento positiva e ajudar a atrair os melhores talentos.

4. Elimina barreiras geográficas

O futuro do trabalho é remoto, e essa é uma realidade inegável. Encontrar o talento certo para a sua empresa não está mais restrito a uma determinada cidade ou país, então por que o recrutamento deveria estar? 

A maioria dos empregos está em transformação contínua e as empresas precisam de funcionários para acompanhar o ritmo. Os recrutadores procuram encontrar alguém que seja resiliente, ajustável, tenha uma mentalidade de crescimento, adote a inovação e pense fora da caixa.

Os sistemas de entrevistas pré-gravadas em vídeo ou entrevistas em vídeo assíncronas tornam isso possível na medida em que os recrutadores podem logo numa primeira fase avaliar estas características. 


Conclusão

O recrutamento não é o trabalho fácil que costumava ser. A nossa Plataforma de entrevistas em vídeo oferece aos empregadores a oportunidade de melhorar o processo de contratação por um baixo custo, sem necessidade de instalações ou download´s.

Proporcionamos a melhor experiência de recrutamento através de um software inovador, fácil de usar e totalmente blindado que respeita e acompanha todas as normas legais e de proteção de dados.

Para mais informações e dicas sobre entrevistas em vídeo marque sem qualquer compromisso uma demonstração da nossa Plataforma: livejobs@livejobs.pt ou selecione um dos planos que mais se enquadra com as suas atuais necessidades de recrutamento sem mensalidades, contratos ou fee´s! Use os créditos disponíveis e todas as funcionalidades da nossa Plataforma como bem entender durante o tempo que quiser.


Author

Rui Parafita - CEO

Live Jobs - Video Interview Software ®


Partilhe nas Redes Sociais

Entre em contacto connosco