« Voltar ao blog

Entrevistas sem entrevistador

Quando se fala em melhorar os processos de recrutamento e proporcionar uma melhor experiência de recrutamento a tecnologia de entrevistas pré-gravadas em vídeo pode ser a melhor solução para o seu departamento de recrutamento
3 min. leitura

Entrevistas em vídeo assíncronas ou unidirecionais por vídeo tornaram-se prática comum no dia a dia de muitos recrutadores. As entrevistas pré-gravadas são uma excelente forma dos candidatos a emprego apresentarem-se em vídeo aos empregadores. 

Nesse tipo de software de entrevista em vídeo os empregadores ou recrutadores definem no sistema as perguntas chave que desejam ver respondidas em vídeo pelos seus candidatos através de um convite personalizado que recebem no seu e-mail. A qualquer hora e em qualquer lugar estes candidatos respondem a estas questões em vídeo utilizando a mesma plataforma ou software que os recrutadores utilizam. 

Win Win 

Na prática todos beneficiam com este simples processo. Os recrutadores recebem numa primeira fase mais informações sobre os seus candidatos e os candidatos não têm de se descolocar para realizar uma primeira entrevista com o recrutador e tudo com a magia do VIDEO. 

Os recrutadores e responsáveis de contratação conseguem avaliar mais candidatos em menos tempo. Adicionalmente a Plataforma Live Jobs – Video Interview Software disponibiliza analytics e uma experiência automatizada e envolvente para todos os candidatos.

Tornou-se uma prática comum nas empresas da Fortune 500 e tem sido benéfica para lidar com grandes volumes de candidatos. As entrevistas em vídeo também ajudaram os departamentos de RH a lidar com contratações remotas e a pandemia de Covid, pois houve períodos em que as entrevistas ao vivo e pessoalmente eram impossíveis. 

De acordo com uma pesquisa do Gartner, em outubro de 2020, 89% das organizações disseram que usavam entrevistas em vídeo para recrutamento. 

Entrevistas sem um entrevistador

O futuro das entrevistas de emprego está aqui. Muitas empresas estão a abandonar os protocolos de entrevista tradicionais e implementando uma maneira mais rápida e eficaz de medir o potencial dos candidatos. Uma entrevista assíncrona, não existe a necessidade de um entrevistador estar presente, eliminam os conflitos de agendamento e a demorada comunicação de ida e volta normalmente necessária para definir uma hora e data. As Plataformas de entrevistas em vídeo com a Plataforma Live Jobs – Video Interview Software, os profissionais de RH podem visualizar, pontuar e comentar as respostas dadas em vídeo pelos seus candidatos.

De acordo com a pesquisa da Deloittehá um consenso crescente entre os especialistas de que as entrevistas tradicionais não são uma medida confiável do potencial de sucesso dos candidatos no trabalho. Ao contrário das entrevistas tradicionais de fluxo livre, as plataformas de entrevistas fornecem a estrutura necessária para desenvolver entrevistas padronizadas e estruturadas que avaliam os candidatos de forma consistente e objetiva. 

Quando as organizações utilizam ferramentas de entrevistas digitais, os líderes de RH podem monitorar de perto o processo de entrevista para melhorar a eficiência operacional e orientar os gerentes de contratação sobre as melhores práticas. A tecnologia de entrevistas digitais podem servir não apenas como uma solução para as diretrizes de distanciamento social, mas também como uma ferramenta para implementar sistemas de contratação consistentes, objetivos e eficazes. 

Para mais informações e dicas sobre entrevistas em vídeo marque sem qualquer compromisso uma demonstração da nossa Plataforma: livejobs@livejobs.pt ou selecione um dos planos que mais se enquadra com as suas atuais necessidades de recrutamento sem mensalidades, contratos ou fee´s! Use os créditos disponíveis e todas as funcionalidades da nossa Plataforma como bem entender durante o tempo que quiser.


Author

Rui Parafita - CEO

Live Jobs - Video Interview Software ®


Partilhe nas Redes Sociais

Entre em contacto connosco