« Voltar ao blog

Feedback das pré-entrevistas por vídeo ? Sim ou Não ?

Dar feedback das pré-entrevistas por vídeo é voluntário e não parece produtivo, mas pode compensar a longo prazo.
2 min. leitura

Acha fácil dar feedback para os candidatos rejeitados?

Nesse caso, é um dos poucos sortudos. A maioria dos recrutadores tem medo de estar a dar um feedback errado ou sem fundamento, incomodar os candidatos ou criar riscos para a imagem das suas empresas. 

É necessário dar um feedback da pré-entrevistas por vídeo e os candidatos numa primeira fase vão se ressentir. 

Dar feedback das pré-entrevistas por vídeo é voluntário e não parece produtivo, mas pode compensar a longo prazo. A experiência de contratação é cada vez mais um factor importante e é tido em conta por cada vez mais CEO´S nas empresas porque sentem também estão a criar uma marca positiva nos candidatos num mundo cada vez mais competitivo. 

Como a Plataforma Live Jobs – Video Interview Software pode ajudar?

Dar feedback ao candidato demonstra que a sua empresa faz um esforço extra como potencial empregador. Os candidatos apreciarão receber um email de rejeição, e eles ficarão impressionados com o fato da sua empresa dedicar algum tempo para ajudá-los.

A Plataforma Live Jobs – Video Interview Software permite de maneira fácil personalizar o feedback que quer dar aos seus candidatos. 


O que as empresas ganham com este processo simples? 

►  A probabilidade de os candidatos falarem mal da sua empresa seja muito reduzida;

►   A imagem da sua empresa será sempre positiva e faz com que os candidatos não abandonem processos futuros de recrutamento e até falem bem de si enquanto profissional de recrutamento.

Então, como os recrutadores garantem que o feedback da pré-entrevistas por vídeo é bom para a experiência de contratação? 

Diga a verdade

Os candidatos merecem honestidade. Dizer-lhes que foram ótimos quando na verdade não foram só fará com que os seus candidatos não ganhem o seu respeito no futuro.

Seja diplomático

Felizmente, não há muitos entrevistadores que diriam a um candidato que "é péssimo no trabalho em equipe". Mas existem maneiras de ser involuntariamente rude.

Elogie quando puder

Elogios falsos nunca são uma coisa boa. Mas se houver algo de que realmente goste num candidato, diga-o. O feedback após uma pré-entrevistas por vídeo não precisa ser apenas negativo, os candidatos precisam saber o que fizeram bem.

Procure ajudar 

O feedback deve ser significativo. Não faça apenas uma lista das coisas que não gostou no candidato.

Também é melhor evitar comentários confusos como "suas respostas foram muito curtas". Pense especificamente sobre o que elas poderiam mudar para entrevistar melhor na próxima vez.

Isso é bom para sua empresa também, ótimos candidatos vão aperfeiçoar as suas habilidades de entrevista e darão motivos para contratá-los no futuro.

Não crie falsas esperanças

A maioria dos entrevistadores diz que vai manter os currículos na sua base de dados e isso pode criar falsas esperanças no candidato. Feche naquele momento o assunto.


Partilhe nas Redes Sociais

Entre em contacto connosco