« Voltar ao blog

O sector do retalho e distribuição em Portugal vivem tempos únicos! Quais podem ser as tendências do recrutamento?

Existe uma pressão em recrutar novos perfis na área do retalho e distribuição que até aqui estavam adormecidas e os recrutadores continuam a “perder tempo” e a basear o seu processo apenas no cv. As entrevistas em vídeo ajudam a avaliar o potencial dos seus candidatos e a dar cor à sua pré-seleção!
3 min. leitura

Quando se trata de contratar novos funcionários os recrutadores do setor de retalho e distribuição enfrentam uma série de desafios únicos associados ao Covid 19. A rotatividade do pessoal, a pressão, a falta de candidatos em áreas como a distribuição e e-commerce que até aqui estavam adormecidas nas empresas e a necessidade de selecionar um conjunto de habilidades mais focado na personalidade do que na experiência tem tornado os processos de contratação deste tipo de empresas uma verdadeira dor de cabeça.


Os empregos no retalho exigem um conjunto específico de habilidades, por exemplo: personalidade agradável, entusiasmo, fortes habilidades de comunicação, perspicácia em vendas etc, que são impossíveis de avaliar numa primeira fase do processo e nas candidaturas que os candidatos enviam. Como resultado, os recrutadores enfrentam um processo de seleção árduo e demorado. 


Por esse motivo, os principais retalhistas usam a abordagem de "encontros rápidos " e Plataformas de vídeo entrevistas para triar candidatos. As entrevistas em vídeo automatizadas permitem que estes recrutadores conheçam mais rapidamente os seus candidatos sem os fazer perder tempo.


Tendências

De acordo com o artigo do Linkedin (Talent Blog - outubro de 2020), a necessidade por especialistas em vendas no retalho e distribuição duplicou. Além disso, o mercado retalho e distribuição mudou de lojas físicas para online, alterando significativamente o jogo do recrutamento. 

Portanto, estes recrutadores precisam lidar com a contratação de pessoal temporário e são forçados a tomar decisões rápidas e de qualidade sobre um número incrivelmente grande de candidatos que precisam ser contratados em um curto espaço de tempo. Sem um processo de triagem rápido e preciso, as chances de más contratações aumentam, levando a uma alta rotatividade de funcionários e uma menor vantagem competitiva. 

A Plataforma Live Jobs – Video Interview Software disponibiliza soluções de Entrevistas de vídeo automatizadas. 



A fim de lidar com um grande volume de candidatos, aumentar a eficiência selecionando os candidatos certos com mais rapidez e reduzir a rotatividade, cada vez mais recrutadores estão a usar entrevistas em vídeo para criar um processo de seleção automatizado com foco na análise (triagem) de habilidades pessoais e personalidade.

Com as entrevistas em vídeo automatizadas da Plataforma Live Jobs – Video Interview Software, os recrutadores além de poderem gravar os seus anúncios de emprego em vídeo definem questões chave e que os seus candidatos são obrigados a responder em vídeo, facilitando o processo de triagem.


Em média um candidato leva cerca de 90 segundos a completar um processo de entrevista na nossa Plataforma, metade do tempo que os recrutadores gastam em uma entrevista média por telefone! 


Além do mais, os candidatos recebem as mesmas perguntas, na mesma ordem, com o mesmo nível de envolvimento do entrevistador. Isso não apenas garante uma experiência consistente do candidato, mas também torna o processo justo e objetivo.

Retalhistas em todo o mundo como: Aldi, C&A e T-Mobile começaram a investir no envolvimento com seus candidatos no início do processo de seleção, usando entrevistas em vídeo automatizadas para triar os seus candidatos e começaram  a notar um aumento na qualidade dos seus candidatos e uma redução na taxa de rotatividade.

As entrevistas automatizadas da Plataforma Live Jobs – Video Interview Software oferecem uma visão direta da personalidade e habilidades pessoais de um candidato, bem como fornece aos recrutadores a flexibilidade e eficiência de uma entrevista do tipo "encontro rápido", combinada com a precisão e eficácia de uma avaliação no local. Do ponto de vista dos candidatos, eles têm a chance de se apresentarem ao seu potencial empregador no conforto de suas casas e fora do horário de expediente. 


Reduzir o tempo de contratação usando entrevistas em vídeo oferece às organizações uma mudança competitiva e ficar à frente da concorrência e recrutar os melhores talentos.
Para mais informações e dicas sobre entrevistas em vídeo fale com a nossa equipa hoje mesmo: livejobs@livejobs.pt ou selecione um dos planos que mais se enquadra com as suas atuais necessidades de recrutamento. 


Author

Rui Parafita - CEO

Live Jobs - Video Interview Software®


Partilhe nas Redes Sociais

Entre em contacto connosco