« Voltar ao blog

Por que os sistemas de entrevistas em vídeo vão continuar a fazer parte da vida de candidatos e recrutares após a pandemia?

A pandemia de COVID-19 forçou as empresas a confrontarem-se com muitas de suas premissas básicas, desde a necessidade de trabalho de escritório das 9h às 18h até como contratam, integram e retêm os seus funcionários.
4 min. leitura

À medida que avançamos lentamente em direção à resolução desta crise mundial, muitas empresas estão a voltar a este novo normal. Temas como o trabalho remoto vão fazer parte da rotina das empresas e por consequência de recrutadores e candidatos, e as entrevistas em vídeo tornaram-se padrão nos novos processos de recrutamento.

Isso porque os sistemas de entrevistas pré-gravadas em vídeo podem ser muito mais do que simplesmente manter conversas com os candidatos pelo Zoom. Estes sistemas permitem que os todos os intervenientes no processo de contratação possam fazer uma avaliação imediata, justa e transparente de todos os candidatos, sem os fazer perder tempo em deslocações para realizarem uma primeira entrevista de emprego ou encontrar tempo na agenda para conhecer os candidatos pelo Zoom.

Nós enquanto especialistas em recrutamento em vídeo consideramos que ao disponibilizarmos uma Plataforma tecnológica, fácil de usar, é proporcionar uma melhor a experiência do candidato.

Com a pandemia do COVID-19, os gerentes de contratação descobriram que as entrevistas em vídeo agilizam o processo de contratação mais célere e eficaz e isso veio efetivamente para ficar e fazer parte do dia-a-dia de candidatos, recrutadores e responsáveis de contratação. O objetivo final de qualquer processo de contratação é prever o desempenho de um determinado candidato para determinado cargo e a Plataforma Live Jobs – Video Interview Software facilita esse processo ao contrário dos tradicionais processos de entrevistas não estruturadas que são utilizados pela maioria dos recrutadores para a tomada de decisões de triagem transformando muitas vezes um simples processo num monstro afastando candidatos dos processos e das empresas.

Entrevistas estruturadas na Plataforma Live Jobs – Video Interview Software oferecem uma alternativa muito mais confiável e confortável. As empresas criam questões-chave de recrutamento em torno de um conjunto de critérios consistentes para cada função para avaliar imparcialmente cada candidato de acordo com o mesmo conjunto de perguntas. 


Pense na logística de uma entrevista pessoal ou virtual em comparação com uma entrevista pré-gravada em vídeo. Uma entrevista pessoal ou virtual requer disponibilidade de todos os interessados, candidatos, recrutadores e muitas vezes responsáveis de contratação e isso leva tempo, muitas vezes semanas.

Enquanto recrutador pode ter toda a intenção de conduzir uma entrevista estruturada e profissional, mas em grande parte dos cados os recrutadores “desviam o caminho” da entrevista em função do candidato que têm em frente e isso pode alimentar preconceitos inconscientes. Com entrevistas em vídeo da Plataforma Live Jobs – Video Interview Software enquanto recrutador tem a garantia de que todos os candidatos recebem as mesmas questões que definiu no sistema, cada entrevistador ou responsável de contratação pode ver a gravação de forma independente, as vezes que foram necessárias e avaliar imediatamente cada candidato.

Em última análise, tudo isso leva a decisões de contratação melhores, mais justas e objetivas.


Mostre aos candidatos que você valoriza a diversidade e a inclusão

De acordo com uma pesquisa Glassdoor em 2020, 76% dos candidatos a emprego dizem que a diversidade é importante ao avaliar empresas e ofertas de emprego. Empresas que exploram a diversidade dos seus quadros são também são mais inovadoras, lucrativas e envolventes do que seus pares.

Com entrevistas em vídeo, os gerentes de contratação podem demonstrar que a inclusão é um foco central em suas empresas. 

Foco na experiência do candidato

Uma das melhores maneiras de dar aos candidatos uma experiência positiva é demonstrar que seu processo de contratação é justo. Entrevistas em vídeo podem ajudá-lo a fazer isso. Por exemplo, você pode lembrar aos candidatos que suas respostas serão avaliadas de forma consistente de acordo com um conjunto de critérios objetivos.

A tecnologia de entrevista de vídeo também pode fornecer uma experiência mais envolvente que apresenta um candidato à marca da empresa como recrutadores com visão de futuro.

As entrevistas pré-gravadas em vídeo da Plataforma Live Jobs – Video Interview Software ajudam as empresas a anunciar e melhorar a diversidade da sua força de trabalho e fornecem experiências que farão com que todos os candidatos sintam que foram tratados de forma justa. Todas estas são as razões pelas quais as entrevistas em vídeo vão continuar a desempenhar um papel fundamental na vida das empresas para construir a força de trabalho do futuro mesmo depois da pandemia. 

Para mais informações e dicas sobre entrevistas em vídeo marque sem qualquer compromisso uma demonstração da nossa Plataforma: livejobs@livejobs.pt ou selecione um dos planos que mais se enquadra com as suas atuais necessidades de recrutamento sem mensalidades, contratos ou fee´s! Use os créditos disponíveis e todas as funcionalidades da nossa Plataforma como bem entender durante o tempo que quiser.


Author

Rui Parafita - CEO

Live Jobs - Video Interview Software ®


Partilhe nas Redes Sociais

Entre em contacto connosco