« Voltar ao blog

Porque os CV´s são cada vez menos relevantes para os Recrutadores?

Muito se tem falado sobre o Curriculum Vitae, muitos em formatos diferentes, tudo serve para suscitar a atenção dos recrutadores. Mas será que, nos dias de hoje, em que o mercado pede diversidade e em que a escassez de mão-de-obra é um problema real, o CV do candidato realmente importa?
4 min. leitura

Por um segundo seja honesto comigo. Qual foi a última vez que contratou alguém com base apenas no Currículo? E quando foi a última vez que você contratou alguém com base na presença nas redes sociais? O Currículo é tão mais importante do processo, quanto, por exemplo, o perfil do LinkedIn ou o blog pessoal?

Quando vos falo aqui em Currículos, quero dizer currículos tradicionais com histórico de trabalho, formação educacional, habilidades etc. Então, vamos à pergunta principal, porque os CV´S dos candidatos são cada vez menos relevantes para os Recrutadores?

Cada vez mais se contratam pessoas, não pelos títulos, experiência ou formação…

Um CV é um subproduto dos antigos valores do empregador. Os empregadores tinham o costume de se preocupar mais com o cargo e a experiência profissional do candidato, enquanto agora se concentram também no FIT e na personalidade.

O seu currículo é essencialmente composto por experiência profissional, mas os recrutadores, hoje mais do que nunca, querem saber o seu estilo de vida, ambições, viagens e experiências que viveu durante determinada fase da sua vida profissional.


Além disso, hoje todos nós usamos muitos chapéus e nossos títulos podem não ser a melhor representação do que fazemos ou do que queremos vir a fazer. Imagine, o título oficial do candidato é "Contabilista", mas será que os recrutadores sabem que na verdade o candidato só é Contabilista porque se viu “obrigado” a isto? E que na verdade ele até estudou por exemplo desenvolvimento WEB e é isso que ele gosta de fazer nos seus tempos livres e é o que o faz na verdade mais feliz. Enquanto recrutador, teria coragem de o convidar para participar num processo de recrutamento para alguma área de IT que a sua empresa tenha em aberto?

Os CV´s levam a preconceitos, e muitas vezes a suposições não intencionais por parte dos recrutadores.

Detalhes no currículo como nome, sexo, origem étnica, idade e educação podem criar um preconceito inconsciente quando o recrutador decide quem passa para a próxima fase do processo de contratação. É por isso que muitas empresas, como a Ernst & Young, implementam políticas “cegas” de currículo, essas políticas ajudam a reduzir o preconceito e a contratar uma força de trabalho mais diversificada.

Por vezes, ainda cometemos o erro de tirar rapidamente conclusões precipitadas quando vemos um currículo, no entanto, ter um cargo Sénior no CV não significa talento, pouca ou nenhuma experiência profissional não significa falta de qualificação ou uma lacuna ou má experiência num emprego não é sinal de que o candidato possa ser pouco profissional ou duvidoso.


Cada vez mais os recrutadores não têm tempo fazer triagem curricular e estar a “perder” tempo e horas a analisar os tradicionais CV´s, e na verdade não necessitam de o fazer, o que nos leva ao próximo ponto.

Existem melhores maneiras de contratar e sobretudo mais eficientes...

A culpa não é do currículo por estar apenas a tornar-se cada vez menos relevante no processo de recrutamento. Simplesmente os recrutadores precisam que o processo de recrutamento seja o mais feito o mais rápido possível.

No caso em particular das agências de recrutamento a grande maioria nos últimos anos foi “empurrada” para trabalhar em success fee (na prática isto significa que o recrutador que enviar o candidato primeiro e este for selecionado pela empresa este recrutador / agência de recrutamento ganha o processo). É aqui que a Plataforma Live Jobs – Vídeo Interview Software pode fazer toda a diferença.

Em vez de pedir às pessoas que enviarem somente o seu currículo, por exemplo, podemos dar-lhes a oportunidade de responder por vídeo a algumas questões que são críticas em todo o processo de seleção. 


Imagine que para a sua empresa e para determinada função é muito importante a imagem ou saber se o(a) candidato(a) sabe efectivamente falar uma língua estrangeira? Numa pré-entrevista por vídeo os recrutadores podem de forma quase imediata perceber se determinado candidato é válido para a função ou não mesmo que o seu cv seja o melhor ou pior.  

Para muitas indústrias, o CV simplesmente deixou de ser útil. Em vez disso, os empregadores valorizam a personalidade e o ajuste cultural com a organização.

Uma entrevista digital em vídeo, usando a nossa Plataforma, em que os candidatos se vêm confrontados em responder por vídeo a todas as questões colocadas pelos recrutadores, pode ser a solução mais eficaz para os mesmos se darem a conhecer verdadeiramente.


A nossa Plataforma de entrevistas em vídeo oferece aos empregadores a oportunidade de melhorar o processo de contratação usando um software de entrevistas em vídeo, inovador, fácil de usar, totalmente blindado que respeita e acompanha todas as normas legais e de protecção de dados.

Para mais informações e dicas sobre entrevistas em vídeo fale com a nossa equipa hoje mesmo: livejobs@livejobs.pt ou seleccione um dos planos que mais se enquadra com as suas actuais necessidades de recrutamento. 


Author

Rui Parafita - CEO

Live Jobs - Video Interview Software ®


Partilhe nas Redes Sociais

Entre em contacto connosco