« Voltar ao blog

Porque razão os principais recrutadores e empresas de sucesso pararam de analisar currículos?

Quantos recrutadores eliminam candidatos numa primeira fase apenas porque o cv do candidato(a) é pouco atrativo? E isso não será discriminação?
2 min. leitura

Pelo menos desde o início dos anos 2000 até agora, o processo de contratação e atração de candidatos passa com a publicação e promoção de uma determinada num website de empregos. Em seguida, os candidatos interessados respondem enviando o seu cv, muitas vezes sem perceberam ao certo para que vaga se estão a candidatar. 

Depois disso os recrutadores levam por vezes dias ou semanas para analisar os currículos recebidos e fazer as suas primeiras triagens muitas vezes de forma pouco profissional ou ética. Eliminado candidatos por terem um mau cv ou “perdendo tempo” com candidatos que aparentemente têm um cv interessante, mas que ao fim de 5 minutos de uma primeira entrevista percebem que determinado candidato foi uma perca de tempo. 


Se os currículos não conseguem prever o sucesso ou insucesso no trabalho de determinado candidato então porque continuam os recrutadores a basear as suas decisões no currículo? Enquanto especialista de recrutamento em vídeo na plataforma Live Jobs – Video Interview Software acreditamos que os currículos devem fazer parte do processo, mas defendemos que não deve ser a base da decisão dos recrutadores porque muitas vezes podem incentivar a discriminação e o preconceito.  

Muitas empresas se comprometeram a aumentar os seus esforços na diversidade e inclusão, não apenas para contribuir para uma sociedade mais justa, mas também para impulsionar a sua marca enquanto empresas empregadoras com visão de futuro. 

Mesmo o mais experiente responsável de contratação tem preconceitos inconscientes. É inevitável, somos todos humanos. Dar a estes profissionais uma melhor experiência de contratação através da Plataforma Live Jobs – Video Interview Software minimiza não só em mais de 90% o tempo que se perde em triagem ajuda a prever o sucesso de determinado candidato para a função. 


Por estes e outros motivos cada vez mais os recrutadores procuram alternativas que facilitem por um lado o processo de contratação, mas também criem estratégias de “prender” os seus candidatos.   Está provado de que o vídeo pode criar laços fortes entre as empresas e os candidatos, gravar uma entrevista através da plataforma Live Jobs – Video Interview Software permite que os candidatos estabeleçam uma linha entre suas habilidades e experiências diretamente para as habilidades exigidas para uma determinada posição. 


Os candidatos além de terem as mesmas possibilidades e igualdades de outros candidatos, têm a capacidade de demonstrar, mais do que apenas num simples cv, porque desejam trabalhar para uma determinada empresa. Além disso, os candidatos a empregos de hoje procuram novas experiências que não os façam perder tempo numa primeira fase do processo de recrutamento.

A plataforma Live Jobs – Video Interview Software facilita a avaliação de candidatos através da nossa tecnologia por vídeo, resultando em contratações mais rápidas, humanas e menos tendenciosas.

Para mais informações e dicas sobre entrevistas em vídeo marque sem qualquer compromisso uma demonstração da nossa Plataforma: livejobs@livejobs.pt ou selecione um dos planos que mais se enquadra com as suas atuais necessidades de recrutamento sem mensalidades, contratos ou fee´s! Use os créditos disponíveis e todas as funcionalidades da nossa Plataforma como bem entender durante o tempo que quiser.


Author

    Rui Parafita - CEO

    Live Jobs - Video Interview Software ®


    Partilhe nas Redes Sociais

    Entre em contacto connosco