« Voltar ao blog

Um software de entrevistas em vídeo envolve mais do que apenas direcionar candidatos para um link

Os sistemas e plataformas de entrevistas gravadas em vídeo já mostraram que são verdadeiros parceiros de candidatos e recrutadores. Mais do que um software, estes sistemas proporcionam uma experiência de recrutamento verdadeiramente enriquecedora.
4 min. leitura


De acordo com o website recruiter.com atualmente mais de 60% das empresas nos Estados Unidos usam frequentemente sistemas e plataformas de entrevistas pré-gravadas em vídeo. Estes sistemas de plataforma permitem que os recrutadores:

➡️Conheçam candidatos de outras regiões;

➡️Tenham mais informações sobre os seus candidatos numa primeira fase do processo de recrutamento;

➡️Tornem os seus processos de recrutamento mais transparentes e inclusivos;

➡️Proporcionem uma experiência mais divertida, enriquecedora e digital aos seus candidatos, sem que os faça perder tempo em deslocações e agendamentos de entrevistas preliminares que podem ser facilmente substituídas por este tipo de sistemas, permitindo que os candidatos possam responder a uma oferta de Emprego ou convite a qualquer hora e em qualquer lugar.  


Por estes e outros motivos, a realização de uma entrevista pré-gravada em vídeo não pode ser encarada com desprezo quer por parte de candidatos quer por parte dos recrutadores e responsáveis de contratação.  

Uma entrevista em vídeo pré-gravada, também chamada de entrevista unidirecional, é mais uma maneira criativa de entrevistar possíveis candidatos a uma vaga de Emprego sem todos os problemas normalmente associados a esse processo. Enquanto recrutador, se tiver por exemplo 20 candidatos a concorrer a uma determinada vaga pode levar dias ou semanas para conhecer e ter um primeiro contacto com todos os 20 candidatos. Utilizando um sistema com a plataforma Live Jobs - Video Interview Software disponibiliza, enquanto recrutador, você pode diminuir significativamente o tempo necessário para entrevistar estes possíveis 20 candidatos a Emprego.

Atualmente, sabemos que existe uma grande falta de mão-de-obra em quase todos os sectores de atividade económica e que cada processo de contratação é único. Mas, isso não invalida que continue a oferecer uma experiência de contratação e de atracação de candidatos pouco dinâmica, pobre e obsoleta. 

➡️Alguma vez já pensou porque os seus candidatos desistem dos seus processos de recrutamento logo nas primeiras fases de triagem?

➡️Vale a pena continuar a convocar candidatos para realizar uma primeira entrevista presencialmente ou virtual?

➡️Vale a pena eliminar candidatos numa primeira fase apenas por terem um currículo pouco atrativo?


Existem razões e provas que sobram para acreditarmos que estes sistemas não podem ser encarados como um simples “atirar de candidatos” para um link e os mesmos respondam a algumas questões pré-definidas em vídeo por parte dos recrutadores. Enquanto especialistas de recrutamento por vídeo, é também nosso dever educar candidatos e recrutadores para esta nova realidade.

➡️Proporcionamos um acompanhamento 24/7 a todos os nossos utilizadores (candidatos e recrutadores) através do nosso chat direto; 

➡️Não basta disponibilizar uma plataforma e um software simples e intuitivo. Todos os nossos utilizadores (candidatos e recrutadores) têm acesso a dicas e guias para que possam utilizar a nossa plataforma da forma mais correta e profissional; 

➡️Semanalmente a plataforma Live Jobs - Video Interview Software disponibiliza novas questões que os recrutadores podem utilizar livremente e complementar com as questões que pretendem fazer aos seus candidatos.


Como analisa uma entrevista em vídeo pré-gravada?

Analisar entrevistas em vídeo unidirecionais devem ser encaradas como uma entrevista em vídeo real ou entrevista presencial. O seu papel enquanto recrutador é analisar o perfil dos seus candidatos, aparência, preparação e como os mesmos respondem a todas as suas questões. 

Porque os sistemas de entrevistas pré-gravadas têm ou devem ser encarados de forma diferente? 

Se os seus candidatos se prepararam para responder da melhor forma a todas as questões que definiu no sistema, procuraram um local silencioso e agradável ou procuraram adequar o seu perfil com a cultura da sua empresa? Então, a sua avaliação em nada pode ser diferente de uma entrevista virtual ou presencial. 

Após receber todas as respostas dadas em vídeo, os recrutadores e responsáveis de recrutamento envolvidos no processo vão ter mais informação sobre os seus candidatos numa primeira fase do processo e isto tudo quase em LIVE e decidir quais os candidatos que vão passar para uma segunda fase do processo.

Sabia que:

➡️Em média, após o envio do convite mais de 96% dos candidatos envolvidos no processo conseguem responder nas primeiras 2 horas e isto é dar uma melhor experiência aos seus candidatos ao mesmo tempo que realiza outras tarefas igualmente importantes a sua empresa ou departamento;

➡️Em média, mais de 85% dos recrutadores que utilizam a plataforma Live Jobs - Video Interview Software  baseiam a sua decisão final e escolha pelas entrevistas que recebem em vídeo. 

Para mais informações e dicas sobre entrevistas em vídeo marque sem qualquer compromisso uma demonstração da nossa Plataforma: livejobs@livejobs.pt ou selecione um dos planos que mais se enquadra com as suas atuais necessidades de recrutamento sem mensalidades, contratos ou fee´s! Use os créditos disponíveis e todas as funcionalidades da nossa Plataforma como bem entender durante o tempo que quiser.


Author

Rui Parafita - CEO

Live Jobs - Video Interview Software ®


Partilhe nas Redes Sociais

Entre em contacto connosco