« Voltar ao blog

3 maneiras para evitar que os candidatos não abandonem os processos de recrutamento da sua empresa

Não é segredo para ninguém que o tema da experiência de contratação deve ser o foco central nos processos de recrutamento, mas ainda assim muitos candidatos abandonam os processos de contratação das empresas. Descubra aqui como evitar este problema...
3 min. leitura

Enquanto recrutador pensas que estás a fazer tudo o que está ao teu alcance. Os teus anúncios estão publicados, começas a receber candidaturas e a fazer as primeiras entrevistas, mas, de repente, percebes que o interesse começa a diminuir, os candidatos mais fortes estão a começar a perder o interesse no teu processo e tu enquanto recrutador começas a pensar quais são os motivos que velam os candidatos fortes a abandonar o “barco”.

Por mais frustrante, caro e demorado, que possa ser, tu enquanto recrutador e que está na primeira linha na comunicação com os candidatos precisas de refinar os teus processos de recrutamento.










A Plataforma Live Jobs – Video Interview Software dá-te algumas dicas para manteres os candidatos mais fortes não só interessados nos teus anúncios e nos teus processos como também estes passam a ver a tua empresa como uma organização com visão de futuro porque está a proporcionar aos candidatos uma experiência de recrutamento não só inovadora, mas sobretudo que não os faça perder tempo com as primeiras entrevistas.

1. Os candidatos precisam de sentir atraídos desde o primeiro momento

Aposta nos anúncios de Emprego por VIDEO (ver video). Esquece os tradicionais anúncios de emprego escritos, cheios de promessas e descrições de função “apocalípticas” que não só levam a manchar a imagem da tua empresa, como também levam a que os candidatos mais fortes simplesmente se afastem para sempre da tua empresa (ler)


A Plataforma Live Jobs – Video Interview Software disponibiliza gratuitamente a possibilidade de anunciares as tuas ofertas de emprego em vídeo, além de poderes divulgar as suas ofertas de Emprego por Vídeo, tornando os seus processos mais atrativos para os seus candidatos, a Plataforma Live Jobs – Video Interview Software permite que a sua Empresa conduza o processo de contratação de A a Z.

"Reinventámos a forma de recrutar sem perder a verdadeira a essência do recrutamento"..

2. Não faças os teus candidatos perder tempo

Numa primeira fase de triagens vale mesmo a pena convidar os teus candidatos para se deslocarem para realizar uma entrevistas de 5 minutos? Ou agendar um telefonema, que nunca chegas a ver a cara do teu candidato ou uma vídeo conferencia. Mais de 85% dos candidatos afirmam que quando tiveram de se deslocar para realizar uma primeira entrevista não só perderem o interesse no processo como também num processo de escolha e de decisão colocavam em 2º lugar este tipo de empresas.


A Plataforma Live Jobs – Video Interview Software  permite que os teus candidatos respondam a todas as tuas questões de recrutamento por vídeo, sem comprometer a segurança dos seus dados e com a garantia do comprimento legal do RGPD, a qualquer hora e em qualquer lugar de forma cómoda, transparente e divertida. 

Proporcionar uma melhor experiência de recrutamento com o apoio da tecnologia não só faz de ti um recrutador com visão de futuro como também a tua empresa passa a ser a primeira escolha na hora dos teus candidatos mais fortes tomarem uma decisão. 

3. Comunica o resultado dos processos aos teus candidatos 

Se até aqui dar um feedback (ler) de uma entrevista era um processo pouco habitual nos recrutadores, a Plataforma Live Jobs – Video Interview Software permite não só comentar e avaliar candidatos como também permite que possam dar um feedback personalizado aos teus candidatos. O que a tua empresa e tu enquanto recrutador ganham com isso? 

Sobretudo respeito e admiração. Hoje és um recrutador, mas amanhã podes ser um candidato que procura um novo desafio e as tuas acções são o reflexo na tua personalidade enquanto profissional de HR. 


O que as empresas ganham com este processo simples ? 

-   A probabilidade de os candidatos falarem mal da tua empresa seja muito reduzida;

-  A imagem da tua empresa será sempre positiva e faz com que os candidatos não abandonem processos futuros de recrutamento e até falem bem de ti enquanto profissional de recrutamento.

Para mais informações e dicas sobre entrevistas em vídeo fale com a nossa equipa hoje mesmo: livejobs@livejobs.pt 


Author

Rui Parafita - CEO

Live Jobs - Video Interview Software ®


Partilhe nas Redes Sociais

Entre em contacto connosco