« Voltar ao blog

Contratação de colaboradores remotos

O tempo de 5 dias de trabalho presencial já se foi há muito tempo! Hoje, mais do que nunca, os candidatos procuram empregadores que forneçam uma cultura de flexibilidade. A sua empresa está preparada para esta nova realidade?
5 min. leitura

Antes da pandemia de covid19, trabalhar em casa era uma raridade e muitas vezes este tipo de trabalhadores eram vistos com maus olhos e até muitas vezes apelidados de preguiçosos! Mas, houve uma mudança dramática no local de trabalho que exigiu que as empresas revissem os seus processos de trabalho e contratação para que passassem a implementar uma cultura de trabalho em casa. 

A sua empresa e a sua equipa de contratação estão preparadas para contratar, reter novos funcionários, medir sua produtividade e evoluir para um novo mundo de trabalho? Desde o início da pandemia, alguns fatos que têm sido estudados acerca dos colaboradores que trabalham de forma 100% remota e que enquanto profissional de recrutamento precisa de saber:

-  30% dos trabalhadores remotos sentem que são mais produtivos trabalhando em casa; 

-  55% dizem que trabalham mais horas em casa do que em um escritório; 

-  32% dizem que deixariam o emprego se trabalhar remotamente não fosse uma opção; 

-  59% disseram que estariam mais vocacionados a trabalhar para uma empresa que oferecesse trabalho remoto; 

-  92% dos funcionários esperam trabalhar em casa pelo menos 1 dia por semana;

-  80% esperam trabalhar 3 dias ou mais por semana.

Fonte: https://www.apollotechnical.com/statistics-on-remote-workers/ 

Hoje, os funcionários estão a pedir flexibilidade. Se a sua empresa se recusa a implementar esta nova realidade, mesmo que seja apenas um dia por semana, então a sua empresa pode vir a perder competitividade na hora de recrutar e atrair os melhores candidatos.


Do ponto de vista da contratação, se a sua empresa puder apoiar e manter efetivamente uma força de trabalho remota, sua capacidade de atrair novos funcionários aumentará substancialmente, além de diminuir substancialmente custos como por exemplo: escritórios ou espaços de trabalho, viaturas e recursos energéticos. Enquanto profissional de recrutamento, se a sua estratégia de contratação de longo prazo incluir uma opção de trabalho em casa para os funcionários, certifique-se de mostrar isso no seu processo de contratação, no seu site e nas discrições de função nas vagas que a sua empresa divulga.  

Ferramentas de software de contratação, como a Plataforma Live Jobs – Video Interview Software, podem ajudar a gerir os seus processos de contratação remota através do nosso software de entrevistas pré-gravadas em vídeo permitindo que qualquer candidato possa responder a uma oferta de emprego a partir de qualquer ponto do mundo. 

Principais erros que as empresas cometem ao contratar remotamente: 

Formação: Do ponto de vista de gestão, é mais difícil treinar e monitorar funcionários remotos. Portanto, é imperativo que seus candidatos tenham as habilidades certas para o trabalho. Se um candidato quer trabalhar em casa, mas precisa de muita supervisão, ele pode não ser o mais adequado para a sua empresa. 

Utilizar testes de avaliação e habilidades para garantir que eles tenham o que você procura, além de poder trabalhar de forma independente.

Preencha a lacuna: Muitas vezes há uma lacuna entre as expectativas dos empregadores e dos funcionários em trabalhar remotamente. É fundamental que os seus candidatos entendam as suas políticas desde o início e cabe à sua equipe de contratação remota estabelecer políticas e cumpri-las.

Espera que os trabalhadores remotos trabalhem em horário regular ou eles têm um horário mais flexível? Você tem um código de vestuário? Você precisa de check-ins diários? Se possível, tente descobrir como os candidatos se comportaram no passado em experiências em ambiente de trabalho remoto.

Acompanha atentamente o que a sua concorrência está a fazer? Mais do que nunca as empresas estão a recrutar remotamente. Os principais empregadores têm mais do que nunca dados para provar a outros candidatos que os seus trabalhadores remotos estão felizes, produtivos e querem continuar assim.

Acompanhar os benchmarks do mercado de contratação remota e analisar o que outras empresas estão a fazer nos seus sites de carreira, redes sociais e outros canais de contratação é fundamental para se manter competitivo no mercado. 

Estudos continuam a mostrar que empregadores e empregados beneficiam e muito em adotar estratégias de contratação remota, como o uso de Plataforma como a Live Jobs – Video Interview Software e implementar estratégias e políticas de trabalho em casa. 

Funcionários economizam até US$ 500/ano por não se deslocarem para o seu local de trabalho; 

Empresas economizam até US$ 11.000 por funcionário remoto.


Fonte: https://www.apollotechnical.com/statistics-on-remote-workers/

O declínio nos deslocamentos durante a pandemia teve um impacto demonstrativo no meio ambiente e cabe-nos a nós também zelar e proteger o nosso Planeta! Se tempo é dinheiro a eliminação ou a diminuição de de deslocações diárias economizou 9 bilhões de horas entre março e setembro de 2020. 

Fonte: https://www.apollotechnical.com/statistics-on-remote-workers/ 

A maneira antiga de recrutar candidatos não é apenas lenta e ineficiente, mas também pode aumentar o número de emissões de carbono sendo liberadas, criar resíduos desnecessários e aumentar a quantidade de papel que sua empresa usa. 


À medida que reconstruímos uma economia que é, esperançosamente, ainda mais resiliente do que conhecíamos antes, pedimos que mais empresas experimentem os benefícios das entrevistas virtuais. As organizações que fizerem isso terão um impacto positivo no meio ambiente e nos seus resultados financeiros, ao mesmo tempo que se destacam no mercado como empresa que se preocupa com o meio ambiente. 

A tecnologia de entrevista de vídeo da Plataforma Live Jobs – Video Interview Software também pode fornecer uma experiência mais envolvente para os seus candidatos ao mesmo tempo que contribuem para o meio ambiente. 

Para mais informações e dicas sobre entrevistas em vídeo marque sem qualquer compromisso uma demonstração da nossa Plataforma: livejobs@livejobs.pt ou selecione um dos planos que mais se enquadra com as suas atuais necessidades de recrutamento sem mensalidades, contratos ou fee´s! Use os créditos disponíveis e todas as funcionalidades da nossa Plataforma como bem entender durante o tempo que quiser.


Author

Rui Parafita - CEO

Live Jobs - Video Interview Software ®


Partilhe nas Redes Sociais

Entre em contacto connosco