« Voltar ao blog

Diversidade e inclusão no recrutamento. Como um Software de entrevistas em vídeo pode ajudar?

Agências departamentos de RH estão a analisar os seus processos de contratação e ver como podem melhorar a sua diversidade e inclusão. A Plataforma Live Jobs – Video Interview Software disponibiliza recursos de recrutamento por vídeo que ajudam a superar problemas como o preconceito inconsciente.
3 min. leitura

Como especialistas em recrutamento em vídeo reunimos um guia para promover a diversidade e inclusão em todo o processo de recrutamento e como a Plataforma Live Jobs – Video Interview Software pode ajudar candidatos e departamentos de RH nesta matéria.


Onde o preconceito inconsciente pode estar presente no currículo?

-   Nome; 

-   Nacionalidade; 

-   Fotografia;  

-   Endereço (região ou localidade); 

-   Universidade; 

-   Tempo e experiência profissional; 

-   Lacunas na construção do CV. 

Ler: Porque os CV´s são cada vez menos relevantes para os Recrutadores?

Sem estarmos cientes disso, é possível fazer julgamentos negativos sobre o cv  de um(a) candidato(a). Dar aos candidatos a possibilidade de se apresentarem através de um vídeo junto com o currículo usando a Plataforma Live Jobs – Video Interview Software  dá aos candidatos a oportunidade de demonstrarem quem eles são, logo numa primeira fase do processo, além do seu currículo, as suas habilidades de comunicação e de sua personalidade. 


Que habilidades um currículo nunca mostra?

-   Coachability; 

-   Ética de trabalho; 

-   Atitude. 

Estas características são impossíveis de demonstrar num currículo apenas em papel. A Plataforma Live Jobs – Video Interview Software permite que os recrutadores possam definir questões chave de recrutamento e lançar estas questões para que os candidatos possam responder em vídeo usando a nossa Plataforma de entrevistas. 

E o que os recrutadores ganham com este processo? 

-  Processos de recrutamento mais céleres e mais transparentes permitindo aumentar a sua pool e diversidade de candidatos;

-   Ter numa primeira fase do processo mais informações sobre os candidatos e caraterísticas como: habilidades sociais, criatividade, persuasão, colaboração, adaptabilidade e inteligência emocional (todas classificadas como as principais habilidades sociais em um relatório do LinkedIn de 2020);

-     Maior reconhecimento dos candidatos como uma entidade com visão de futuro. 

Remover o preconceito inconsciente no processo de recrutamento é uma forma importante de melhorar a diversidade da força de trabalho.


Como a Plataforma Live Jobs – Video Interview Software pode ajudar a aumenta e diversificar a sua pool de candidatos?

-   Os sistemas de vídeo entrevista quebram as barreiras geográficas, permitindo a comunicação com candidatos de todo o mundo. Estejam onde estiverem os seus candidatos a Plataforma Live Jobs – Video Interview Software permite receber mais informações em vídeo dos seus candidatos sem que os mesmos se tenham de deslocar para fazer uma primeira entrevista.  

‘Todos beneficiam quando abraçamos e valorizamos a diversidade de pensamentos, ideias e formas de trabalho que pessoas de diferentes origens, experiências e identidades trazem para uma organização’ - Chartered Institute of Personnel & Development

-   Candidatos com deficiência física podem usar a nossa Plataforma em qualquer lugar sem que se tenham de deslocar numa primeira fase do processo de recrutamento


A nossa Plataforma de entrevistas em vídeo oferece aos empregadores a oportunidade de melhorar o processo de contratação por um baixo custo, sem necessidade de instalações ou download´s. Proporcionamos a melhor experiência de recrutamento através de um software inovador, fácil de usar e totalmente blindado que respeita e acompanha todas as normas legais e de proteção de dados.

Para mais informações e dicas sobre entrevistas em vídeo marque sem qualquer compromisso uma demonstração da nossa Plataforma: livejobs@livejobs.pt ou selecione um dos planos que mais se enquadra com as suas atuais necessidades de recrutamento sem mensalidades, contratos ou fee´s! Use os créditos disponíveis e todas as funcionalidades da nossa Plataforma como bem entender durante o tempo que quiser.


Author

Rui Parafita - CEO

Live Jobs - Video Interview Software ®


Partilhe nas Redes Sociais

Entre em contacto connosco