Os números mais recentes, um pouco por tudo o mundo, falam por si próprios, atualmente mais de 62% dos recrutadores das maiores empresas em todo o Mundo revelaram que já usaram um sistema de vídeo entrevista mais do que uma vez nos seus processos de recrutamento e desses 62% 93% voltou a usar e a implementar no seu departamento este tipo de tecnologia (fonte Linkedin, HR Magazine e Target Jobs).
Então, enquanto empresas com estratégia com visão de futuro, porque os sistemas entrevistas em vídeo são o futuro da estratégia de recrutamento destas empresas?
1. Menor nº de deslocações envolvidas num processo de recrutamento
Uma das maiores reclamações que os recrutadores ouvem por parte dos candidatos é a distância e as deslocações que os mesmos têm de fazer apenas para fazer uma entrevista de emprego. Este processo maçador pode ser facilmente eliminado usando um software de entrevistas em pré-gravadas vídeo.
Enquanto recrutador você pode até questionar-se qual a diferença entre usar um sistema de entrevistas pré-gravadas em vídeo ou e agendar uma entrevista ao vivo com o candidato via Skype ou Zoom ?
Sim pode, no entanto entenda-se que as diferenças de sistemas e funcionalidades são substancialmente diferentes (ler)
Plataformas de vídeo entrevistas vs videoconferência: Entenda-se, não são a mesma coisa (ler)
2. Processos mais rápidos e mais transparentes
Certamente que nem em todas as empresas fará sentido usar um sistema de entrevistas em vídeo para todos os processos de recrutamento, mas você enquanto recrutador pode usar o vídeo como uma alternativa para as primeiras entrevistas ainda muitas vezes realizadas por uma simples chamada telefónica e na verdade nunca chega a ver a cara do seu candidato. O uso de entrevistas em vídeo na fase inicial do processo de triagem permite que os empregadores encontrem um grande número de candidatos de forma mais rápida e sobretudo mais transparente visto que as questões que o recrutador define na Plataforma são iguais para todos os candidatos colocando os mesmos no mesmo patamar de igualmente.
Ao contrário das entrevistas ao telefone o vídeo dá vida às pessoas e permite que compartilhem suas histórias de forma mais pessoal. O vídeo permite dar aos recrutadores muita mais informação sobre os seus candidatos logo numa na primeira fase do processo facilitando todo o processo de triagem.
3. Contratação mais colaborativa e responsável
Imagine que apenas usa o Skype para realizar as suas primeiras entrevistas qual é o seu nível de concentração enquanto recrutador?
Se está a tomar anotações sobre o seu candidato dificilmente estará envolvido a 100% na entrevista passando uma imagem de pouco profissionalismo ao candidato. Agora multiplique esta operação pelas dezenas de entrevistas por Skype que pode fazer durante o dia.
A maioria dos fornecedores de software de entrevistas por vídeo, e a Plataforma Live Jobs - Video Interview Software não é exceção, permite que enquanto recrutador você defina as questões que quer ver respondidas em vídeo pelos seus candidatos, defina os membros e chefias da sua equipa que devem receber as vídeo entrevistas dos seus candidatos.
Este processo permite que qualquer membro da empresa envolvido no processo possa rever as respostas dadas em vídeo pelos candidatos as vazes que quiser, avaliar e comentar o candidato tornando assim o processo mais rápido e responsável.
Plataformas e sistema de de entrevistas por vídeo oferecem uma melhor experiência de contratação ao candidato e conseguem dar vida à marca corporativa das empresas, aproximando responsáveis de departamento e recrutadores em cada processo.